Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2012

A loucura teve razão



Quem recusaria um time que há dois anos foi campeão da Champions League, Italiano e Mundial, com um poderio econômico exorbitante, para treinar uma equipe quase sem estrelas, e com jogadores nascidos apenas em um país, que tem a população cinco vezes menor que a da cidade de São Paulo? Só um louco mesmo! “El Loco” Bielsa!


O técnico argentino, mais uma vez, fez uma de suas loucuras, contudo, com o decorrer da temporada, deu para perceber que ele acertara novamente, e hoje, em um país que conta com os dois maiores times do mundo – Real Madrid e Barcelona-, o tradicional Athletic de Bilbao é o destaque.

O time não lidera a competição, longe disso, é apenas o 11º colocado na La Liga, bem atrás da 6ª colocação da temporada passada, porém, o que faz esse time se destacar são as copas e o espírito entre jogadores, técnico e torcida, que jogam junto, dentro ou fora do San Mamés.


Na Copa do Rei da Espanha, o time chegou à final contra o poderosíssimo Barcelona, em um confronto em que a atmosfera envolve muita política e futebol, pois ambas as regiões buscam sua autonomia perante a Espanha, e veem no esporte uma forma de propaganda para a nação (ao lado do Real Madrid, Barça e Bilbao são os únicos times que nunca caíram para a segunda divisão espanhola). Esse foi um dos motivos para que a a final que seria  em pleno Santiago Bernabéu, fosse alterada  para o Vicente Calderón, também na capital Madrid, mas sem tanta simbologia.

Já na Europa League, a sensação é ainda maior. Depois de deixar para trás na fase de grupos os petrodólares do Paris Saint-Germain, se livrou do Lokomotiv Moscou na segunda fase e não teve conhecimento do Manchester United, atual vice-campeão da Champions League, nas oitavas. Com uma partida grandiosa na Inglaterra, e outra mais espetacular no País Basco, eliminaram os Red Devils, que atuaram com força máxima.


Se há quem diga que o Manchester não estava interessado na competição, o que dizer  do semifinalista  da última UCL, Schalke, sendo destroçado na Veltins-Arena, em Gelsenkirchen?

Pois é, mas para isso tudo, jogadores foram necessários, e que jogadores! O time comandado pelo atacante Llorente foi beneficiado por uma excelente safra. Além do centroavante que chegou a atuar em jogos da Copa de 2010, Javi Martínez  também fez parte do selecionado campeão do mundo.

Não eram titulares, é verdade, mas têm uma boa bagagem. Atualmente, mais dois estão sendo relacionados para a equipe comandada por Vicente Del Bosque: Iraola e Muniain.

O último, inclusive, é a maior aposta da Fúria para o futuro. Com apenas 19 anos e 1,69cm de altura, o basco, revelado no Athletic Club (nome oficial do Athletic de Bilbao), está na sua terceira temporada na equipe principal e já tem quatro gols nesta Europa League, o último na partida desta quinta-feira contra os Azuis Reais, na Alemanha.

Os números de Llorente também não podem passar batidos. São 13 gols na La Liga, 5 gols em 5 jogos na Copa do Rei e 4 na Europa League, marcando nas duas partidas contra o United.

Llorente e a torcida enloquecida em Bilbao

Para os outros jogadores, o destaque é menor, entretanto, eles assimilam muito bem os comandos de Marcelo Bielsa. A marcação forte durante todo jogo, e o espírito de luta, como nesta quinta, onde mesmo perdendo para o Schalke, e jogando pior, a equipe brigou e conseguiu a virada, que era inesperada, são marcas do treinador.

Essa sintonia entre atleta, torcida e técnico poucas vezes são vistas no esporte. O Athletic, mesmo não ganhando nada, será lembrado como o time que conseguiu, com uma oferta muito restrita, arrepiar milhões de pessoas pelo mundo. E “El Loco” será lembrado, novamente, por uma grande loucura.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Fifa e Governo brasileiro unidos pelo capital

por Pedro Jorge Ferrari

Atrasos, críticas e polêmicas, assim é a situação brasileira faltando menos de dois anos para a Copa do Mundo 2014. Estádios atrasados, transporte público precário, trânsito caótico, aeroportos sem infra-estrutura e gastos astrônomicos são alguns dos grandes problemas na organização desse mundial de futebol. E para completar o desastre, dirigentes da Fifa querem burlar a política brasileira com a Lei Geral da Copa. O que poucos percebem, no entanto, é que Blatter e cia são movidos por seus interesses econômicos, não importando-se com a Constituição de um país e suas leis.


A displicência com que são tratados os assuntos da Copa 2014 faz parecer que a mídia brasileira considera a população ignorante. Na última semana, o assunto principal, que foi veiculado pelos jornais, é o constante adiamento da votação da Lei Geral da Copa, por parte dos políticos do país. Porém, o principal entrave, de acordo com os veículos de comunicação, é o impasse quanto a autorização da venda de bebida alcóolica durante os jogos, o que é proibido em alguns Estados do Brasil. A Fifa e seus dirigentes estão enfrentando resistência de políticos que consideram a lei geral um absurdo e que a sua aprovação seria uma afronta ao sistema de leis do país, portanto não foi aprovada e têm sofrido constantes adiamentos para a sua votação. O que mais impressiona é o ministro dos esportes, Aldo Rebelo, declarar que o Brasil está no caminho certo e que esses entraves fazem parte do famoso ''jeitinho brasileiro'' de resolver situações.

Nosso país não tem a mínima infra-estrutura para abrigar essa Copa, os aeroportos passam todo ano por confusões e filas gigantescas, o que aconteceria com um fluxo de passageiros dez vezes maior ? E as nossas cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, onde uma chuva paralisa todo o trânsito além do perigo das enchentes. Isso sem falar nos transportes públicos e hospitais, lotados e precários, não oferecendo o auxílio necessário a população. Outro ponto interessante é a construção de estádios desnecessários como em Manaus, por exemplo, situação que se assemelha muito ao mundial da África do Sul, onde as arenas estão as moscas. Um estádio no Amazonas, Estado que nunca teve tradição, tampouco um grande público, no futebol, é totalmente sem sentido. Esse dinheiro poderia ser utilizado para melhorias nos sistemas de saúde, transportes e educação.


O mundial, se tratado com seriedade, seria muito benéfico para o povo brasileiro e para o turismo do país, mas os interesses econômicos como sempre estão acima da necessidade do bem maior, ou seja, as melhorias que poderiam ser alcançadas serão jogadas no lixo. Assim como o baixinho e deputado Romário disse uma vez, essa Copa vai ser o maior roubo da história brasileira

Nota sobre a atitude do portal R7

por Gabriel Frontana



Fala, galera

Estou aqui, em plena quarta-feira de madrugada, escrevendo novamente pro blog GIRO NO FUT, para um pequeno desabafo.

Poucos sabem, mas eu era colaborador de um Blog sobre MMA no portal do R7. Eduardo Grimaldi, ex-apresentador do UFC sem limites e dono da empresa NAJA EXTREME , era o proprietário do blog.

Vou dizer que me sinto arrependido de cada linha que escrevi naquele blog, e não foram poucas. A Record e o seu grande portal R7 não apoiam o esporte. Eles não gostam de MMA e sabem por quê?

Pois eles não conseguiram obter o direito de transmitir o UFC.

Uma atitude lamentável!

Eu me pergunto qual o propósito de divulgar o resultado do TUF? Pra prejudicar a rival Globo?

Minha aposta é que isso só faz aumentar a popularidade da rival, e quem nem sabia da existência do reality show, provavelmente agora sabe.

Eduardo Grimaldi tirou seu blog do ar e aplaudo de pé essa atitude. Demonstrou caráter e atitude ao fazer isso!

Bom, esse foi meu breve desabafo, e mais, eu aposto que esse TUF vai dar o que falar!

Não se iludam pelo resultado passado pelo R7...Vamos assistir e mostrar a força dos fãs de MMA!


terça-feira, 27 de março de 2012

TUF - BRASIL

por Gabriel Frontana

Fala, galera!

Hoje falarei um pouco do TUF, o reality show que a rede Globo exibirá nas madrugadas de domingo para segunda.


O show está na boca do povo, mas poucos sabem como funciona este programa que foi o grande responsável pela expansão do UFC nos Estados Unidos!


O TUF foi criado pelo UFC para revelar novos talentos do MMA, e é composto por atletas profissionais, experientes ou não , que competem entre si para ver quem será o "The Ultimate Fighter".

Esses atletas ficam confinados em uma casa e treinam na academia do próprio programa.
Entrando na casa eles são divididos em duas equipes, administrada por dois lutadores de expressão do UFC, que no final do programa se enfrentam. O vencedor ganha um contrato de seis lutas no próprio torneio.


O TUF foi ao ar, pela primeira vez, em 2005, pela SPIKE TV (Rede televisiva norte-americana) como tentativa de expansão do UFC e os treinadores desta edição foram, nada mais nada menos, que Chuck Liddell e Randy Couture, lendas vivas das artes marciais mistas.

A tentativa deu certo. Após uma grande audiência durante o programa, a final entre Stephan Bonnar x Forrest Griffin foi marcante. Apontadada como uma das melhores lutas da história do MMA , a luta foi exibida ao vivo e conquistou os norte-americanos.


Com a grande audiência da primeira temporada, a SPIKE TV renovou com o UFC para continuar a exibir o reality show.


Como sabem, após o TUF, os treinadores de cada equipe se enfrentam e Dana White e cia souberam atrair o publico na escolha destes treinadores.


A grande maioria dos treinadores não se gostava e tinham certa rivalidade, e isso para os fãs é um prato cheio.

PALPITE:

Apesar do portal R7 ter divulgado na última segunda as finais, eu já tinha dado meu palpite.


Para mim, o grande favorito dos penas se chama RONY JASON, enquanto na dos médios se chama DANIEL SARAFIAN!

UFC 147


Segundo o portal, o card do UFC 147 (UFC Rio III) será:

Anderson Silva x Chael SonnenVamos esperar! Quem sabe não surge um novo campeão?


Vitor Belfort x Wanderlei Silva

Cezar “Mutante” x Daniel Sarafian

Rony “Jason” x Godofredo Pepey

Fabrício Werdum x Mike Russow











Cansou!


Cansou. Sinceramente, cansou. Toda vez depois de clássicos, ouvir debates esportivos sobre brigas e mortes em torcidas organizadas. Não que eles não devam falar disso, pelo contrário, é obrigação do jornalista passar para sociedade e, em diversos momentos, opinar.

Entretanto, o quê cansou de verdade, não foram jornalistas falando sem embasamento nenhum, como ocorre cotidianamente (não que eu tenha muita experiência nesta questão, porém já vivi, li e ouvi muito à respeito), e sim as desculpas. É, as desculpas. Àquelas dadas pela polícia de São Paulo (mesmo não sendo ela a culpada pela briga de fato).

Vamos aos pontos deste problema.  As torcidas organizadas de Palmeiras e Corinthians brigaram na Av. Inajar de Souza, na Zona Norte. Eu que não sou de lá, sei que em todo clássico entre essas equipes, acontece briga nesta avenida. Como eu sei? Bom, primeiro pelas redes sociais – a primeira briga que eu sei lá foi em 2009, às 00:00 de um domingo, em um clássico entre Palmeiras e Corinthians, em Presidente Prudente, e, é claro, que não foi a primeira no local.

Local da briga, até o Totó Automóveis sabe

Depois, porque ano passado saiu na mídia, em agosto, nomesmo local, que culminou, horas depois, na morte do torcedor alvinegro, encontrado às margens do Rio Tietê. E por fim, a própria PM tem um mapa dos lugares onde ocorrem as brigas das torcidas.

Pois bem, a começar daí, a briga já poderia ser evitada. Sim, tinham duas viaturas da PM na via, mas todos sabem que os dez homens, no máximo, que cabem nos carros, não impediriam uma confusão de 500 a 1.000 pessoas, munidas de barras de ferro, rojões, pedras, paus e armas de fogo - assim como os policiais, mas que, no caso dos homens de cinza, não podem ser utilizadas na multidão, porque na área, milhares de cidadãos se deslocam e tem até uma feira no dia. Então, o mínimo que deveria ser feito, seria deslocar um contingente maior de homens. Assim como em alguns pontos da zona sul, leste e centro.

Seguindo o raciocínio, isso é um problema de segurança pública, pois os torcedores estavam a cerca de 13 km do estádio do Pacaembu,  e outra, pessoas com armas de fogo, sem porte delas, com certeza.

Enfim, deixaram rolar. Por vontade ou falta de inteligência? Vou partir do ponto da falta de inteligência, pois se for por vontade da própria instituição, para que tenham motivos para o término das organizadas, é outra falta de inteligência.

Depois do ocorrido, o quê fazer? Bom, se um estudante mata alguma pessoa, ou um morador de favela trafica drogas, todos estudantes são assassinos e todos “favelados” são traficantes?

NÃO! Então porque batem sempre na tecla de que a torcida organizada tem que acabar, sendo que nem todos torcedores são ”marginais” como todos gostam de falar? São cerca de 20 mil associados na Mancha Alviverde e creio que mais de 50 mil na Gaviões da Fiel, e no caso, “apenas” mil pessoas de ambas as torcidas. Não faz sentido algum acabar com as organizadas.

Proibirão a melhor parte do espetáculo. O batuque na arquibancada, o bandeirão, o mosaico, a vibração. O estádio perde a alma!

Mancha Alviverde: alma das arquibancadas, fora delas,não é tão bonita assim

E aqueles que brigam estarão lá, em todos os jogos. Falta de inteligência ou não?
Torcida única também não é o caso, como vimos, brigas acontecem a até 500 km de distância da partida, e às vezes até 20 horas antes da peleja.

Ainda sobre os que brigam, eles gostam de brigar! Sim, como disse o comentarista Mauro Cezar Pereira, quando analisava o assunto, por mais incrível que pareça, eles gostam de brigar. Contudo, na minha opinião, não é tão incrível assim.

Filmes de luta, lutas ao vivo, como o MMA, que este blog trata, todos têm, de uma forma ou de outra, a ação, e algumas vezes a briga. Não sou contra nenhum dos dois, mas temos que pensar que, a mesma emissora que faz novela com lutadores, e reality show, mostrando que eles não são pessoas más, como de fato não são, poderia analisar esses “marginais” de outra forma e não banalizando isso com o simples fato da torcida organizada acabar e eles, consequentemente, também.

Por que ele é um lutador, e os outros são "apenas" marginais? Dinheiro, audiência?


Não sabia, ao menos, sobre as leis, que hoje são rígidas, mas não são cumpridas. Ponto fundamental e único que acabaria com todos os problemas, mas que deixarei para tratar no final.

O tenente-coronel também sequer havia ido a outros estados, para não dizer a outros países, como a Inglaterra, já famosa pelos hooligans, que não foram eliminados, mas sim controlados, Argentina, onde tem os famosos barra-bravas, que apesar de torcer incondicionalmente por seus clubes, como é muito destacado pela mídia daqui, são demasiadamente violentos, o que não é dito (isso mostra outra vez que o banimento da torcida só tiraria a parte boa dela, que é nas arquibancadas), entre outros países do leste europeu que são marcados por violência nos estádios, como a Sérvia, só para deixar um exemplo.




Culpa dele? Também, mas acima de tudo da instituição, que se quer realmente acabar com a violência, deveria estudar este fenômeno, que, querendo ou não, atrai muita gente, pela adrenalina, pela emoção de participar de uma briga. Como disse Elijah Wood protagonista do filme Hooligans (Green Street Hooligans), as brigas de torcida são o Clube da Luta, da classe operária, são atrativas para diversas pessoas.

 


Enfim, o post foi bastante extenso, mas acho que deu para tocar, pelo menos, nos aspectos mais importantes deste tema. Acabar com as organizadas não é o problema. Proibir uma facção, só tirará o espetáculo das arquibancadas, e dificultará na hora de identificar os agressores. O quê precisa realmente, voltando ao ponto que deixei aberto ainda acima, é punir de acordo com a lei. Simples e rápido.Como foi feito na Inglaterra.

 

Ainda existirão milhares de sujeitos querendo brigar, ainda terão brigas, mas muitos pensaram  antes de ir, porque eles saberão que serão presos. E na cadeia, eles não irão mais ameaçar cidadão comuns, como de fato ameaçaram (apesar do Capitão Gonzaga, também do 2º batalhão, relevar. Se for assim, atirarei rojões, pedras, além de utilizar armas de fogo, em várias avenidas movimentas, e há de quem falar que estou pondo em risco a vida de alguém).

 

Assim, cabe à polícia pensar nisso e ver se é melhor pra ela acabar de vez com este problema, ou continuar disfarçando que resolve, enquanto os maus elementos fingem que não irão fazer mais.

 

Ah, só para lembrar, no próximo clássico, leia isto novamente e não precisa nem ser daqui de São Paulo, não!