Páginas

quinta-feira, 15 de março de 2012

MMA e Futebol: Nova e velha paixão nacional!


por Gabriel Frontana

Como primeiro artigo para o blog Giro no Fut, fiquei me perguntando como introduzir o MMA em um blog de futebol?

Bom, vamos começar pelo começo.

Como todos sabem, o MMA é um esporte que está em plena ascensão no mercado mundial.
A popularização no Brasil começou pela RedeTv!, que exibia um programa semanal com algumas lutas gravadas do UFC.

Após o UFC RIO 134, o MMA explodiu e junto vieram os ídolos do povo.

Anderson “Spider” Silva e Antonio Rodrigo “Minotauro” Nogueira foram os escolhidos pelo publico como novos ídolos brasileiros.

A mídia caiu matando, comercial do Anderson pra cá, comercial do Minotauro pra cá e o MMA enfim, após anos de preconceito, conseguiu seu espaço.

Mas ok, quais as semelhanças do futebol com o tal de MMA?

A paixão do brasileiro pelo futebol é algo surreal. Pessoas por todo Brasil vivem pelo seu time de coração e cometem loucuras pelo mesmo.

E será que no MMA é diferente?

Dana White, presidente do UFC, disse que nunca na história do UFC viu uma torcida tão apaixonada e vibrante como a do povo brasileiro.

Bom, sabemos que o Brasil sempre teve os melhores jogadores do mundo, como Pelé, Garrincha, Sócrates, Ademir da Guia, Ronaldo, Romário...Bom a lista é enorme.

E mais uma vez eu pergunto: No MMA é diferente?

Eu afirmo com toda a convicção do mundo: NÃO!

Anderson Silva, Wanderlei Silva, Vitor Belfort, Mauricio Shogun, Royce Gracie, José Aldo, Minotauro, Cigano...Bom, a lista também é gigante!

A relação entre o futebol e o MMA se estreitou ainda mais depois que grandes clubes de futebol começaram a patrocinar lutadores do UFC.

O Corinthians começou patrocinando Anderson Silva, Cruzeiro patrocinando Paulo Thiago, Internacional com o Minotauro...

O MMA virou paixão nacional, mas, mesmo sendo grande fã do esporte tenho plena consciência de que o futebol sempre será o numero um no coração dos brasileiros, contudo, para um esporte que a pouquíssimo tempo era discriminado, ignorado e esculachado pela mídia sensacionalista, o segundo lugar não é tão ruim!