Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2012

A loucura teve razão



Quem recusaria um time que há dois anos foi campeão da Champions League, Italiano e Mundial, com um poderio econômico exorbitante, para treinar uma equipe quase sem estrelas, e com jogadores nascidos apenas em um país, que tem a população cinco vezes menor que a da cidade de São Paulo? Só um louco mesmo! “El Loco” Bielsa!


O técnico argentino, mais uma vez, fez uma de suas loucuras, contudo, com o decorrer da temporada, deu para perceber que ele acertara novamente, e hoje, em um país que conta com os dois maiores times do mundo – Real Madrid e Barcelona-, o tradicional Athletic de Bilbao é o destaque.

O time não lidera a competição, longe disso, é apenas o 11º colocado na La Liga, bem atrás da 6ª colocação da temporada passada, porém, o que faz esse time se destacar são as copas e o espírito entre jogadores, técnico e torcida, que jogam junto, dentro ou fora do San Mamés.


Na Copa do Rei da Espanha, o time chegou à final contra o poderosíssimo Barcelona, em um confronto em que a atmosfera envolve muita política e futebol, pois ambas as regiões buscam sua autonomia perante a Espanha, e veem no esporte uma forma de propaganda para a nação (ao lado do Real Madrid, Barça e Bilbao são os únicos times que nunca caíram para a segunda divisão espanhola). Esse foi um dos motivos para que a a final que seria  em pleno Santiago Bernabéu, fosse alterada  para o Vicente Calderón, também na capital Madrid, mas sem tanta simbologia.

Já na Europa League, a sensação é ainda maior. Depois de deixar para trás na fase de grupos os petrodólares do Paris Saint-Germain, se livrou do Lokomotiv Moscou na segunda fase e não teve conhecimento do Manchester United, atual vice-campeão da Champions League, nas oitavas. Com uma partida grandiosa na Inglaterra, e outra mais espetacular no País Basco, eliminaram os Red Devils, que atuaram com força máxima.


Se há quem diga que o Manchester não estava interessado na competição, o que dizer  do semifinalista  da última UCL, Schalke, sendo destroçado na Veltins-Arena, em Gelsenkirchen?

Pois é, mas para isso tudo, jogadores foram necessários, e que jogadores! O time comandado pelo atacante Llorente foi beneficiado por uma excelente safra. Além do centroavante que chegou a atuar em jogos da Copa de 2010, Javi Martínez  também fez parte do selecionado campeão do mundo.

Não eram titulares, é verdade, mas têm uma boa bagagem. Atualmente, mais dois estão sendo relacionados para a equipe comandada por Vicente Del Bosque: Iraola e Muniain.

O último, inclusive, é a maior aposta da Fúria para o futuro. Com apenas 19 anos e 1,69cm de altura, o basco, revelado no Athletic Club (nome oficial do Athletic de Bilbao), está na sua terceira temporada na equipe principal e já tem quatro gols nesta Europa League, o último na partida desta quinta-feira contra os Azuis Reais, na Alemanha.

Os números de Llorente também não podem passar batidos. São 13 gols na La Liga, 5 gols em 5 jogos na Copa do Rei e 4 na Europa League, marcando nas duas partidas contra o United.

Llorente e a torcida enloquecida em Bilbao

Para os outros jogadores, o destaque é menor, entretanto, eles assimilam muito bem os comandos de Marcelo Bielsa. A marcação forte durante todo jogo, e o espírito de luta, como nesta quinta, onde mesmo perdendo para o Schalke, e jogando pior, a equipe brigou e conseguiu a virada, que era inesperada, são marcas do treinador.

Essa sintonia entre atleta, torcida e técnico poucas vezes são vistas no esporte. O Athletic, mesmo não ganhando nada, será lembrado como o time que conseguiu, com uma oferta muito restrita, arrepiar milhões de pessoas pelo mundo. E “El Loco” será lembrado, novamente, por uma grande loucura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário