Páginas

domingo, 26 de fevereiro de 2012

O Maestro voltou? Espero que sim!

O maestro voltou. Sim, é muito cedo para afirmar que o Ganso que encantava a todos, principalmente no ano de 2010, está de volta. Mas com a seca de jogadores bons, em especial aqui, no território brasileiro, esse simples brilho do "10" santista já anima.

Foram poucos jogos, para ser mais exato, foram seis jogos em 2012. A estreia diante do Oeste não foi um espetáculo, mas foi bom. Claro, o Oeste é um dos candidatos ao rebaixamento, mas o futebol seguiu, e deixadas para lá brigas com o DIS, o presidente LAOR, entre outros, Ganso parece tomar o rumo certo.

Neste sábado, no Aeroporto, quando ele ia embarcar junto com a Seleção, lhe perguntei se o Ganso de 2010 tinha voltado. Esperei uma resposta do gênero "Ah, eu nunca deixei de ser aquele jogador" ou "Estou trabalhando bem para ter um bom futebol". Mas não, Ganso foi curto e grosso " Voltei melhorado!".

A resposta, em certo ponto, me surpreendeu. O que seria esse "melhorado"? Ele me respondeu também sobre suas polêmicas, falando que isso já foi deixado para trás. Enfim, acho que as duas respostas se combinam. O "melhorado" do Maestro da Vila, e quem sabe, da Seleção Brasileira, acredito eu, não foi pelo futebol, e sim por sua "cabeça".



Ele já teve contusões que atrapalharam sua carreira, isso todo mundo que acompanha futebol sabe, mas, além das contusões, o que mais interfere no futebol dele são problemas pessoais, como no caso dele e sua suposta família adotiva, ou a tal transferência para o Corinthians, incentivada pela mídia, e que o jogador de apenas 22 anos não soube contornar.

Mas voltando ao futebol, o que realmente interessa para os amantes da bola e torcedores do Santos, caso minha previsão se concretize, teremos algo que poucas seleções têm: o camisa 10.
É muito falada a falta desse camisa 10, diversas discussões sobre o assunto rondam desde as mesas de bares até as mesas redondas nas TV's. Pois bem, a melhor do mundo, a Espanha, não tem esse jogador. Bom? Ruim? Tanto faz. Eles não têm. Assim como Alemanha, França, entre outros times e seleções no mundo. A tendência é que esse 10 suma de vez.

Aí é que entra o Brasil. Quando a Espanha "inovou" com o domínio da posse de bola, e a troca de passes intensa, todos ficaram surpresos, e a Fúria foi campeã da Eurocopa 2008 e da Copa do Mundo 2010. Por que não "inovar" com esse 10, novamente?


Ganso, o verdadeiro camisa 10 
Ganso será o maestro em 2014?

Parece ser contraditório inovar novamente, mas a Espanha não inventou esse tipo de futebol. A Hungria de 54, que é comentada neste post, a Holanda de 74, e há quem diga que o Brasil de 82 já jogava assim.

Será que não é surpreendente voltar a ter o típico camisa 10, o maestro, e parar de querer imitar os outros?

Ao lado de Neymar, que dispensa comentários, Ganso tem tudo para conduzir a Seleção. E se confirmada essa "volta" do bom futebol, o Brasil pode não fazer feio em 2014, algo que vem se desenhando neste 1 ano e meio de comando de Mano Menezes. Pelo contrário, tem tudo para mostrar um futebol vistoso, o popular Futebol Arte, e competitivo. Agora, ganhar, isso, no momento, ainda não interessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário