Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Macarrão e Calcio de volta aos finais de semana

Fãs do Calcio já podem sorrir novamente: o futebol italiano está ressurgindo. Claro, é muito cedo para ter certeza disso, mas o primeiro semestre da temporada 2011/12 do campeonato italiano foi, sem dúvidas, o melhor dos últimos anos. Não que a qualidade técnica coloque as esquadras entre as melhores da Europa, mas os jogos estão mais “bem jogados”, e o campeonato equilibrado.

Tridente Napolitano: Lavezzi, Hamšík e Cavani  
 O Calcio, ao contrário do que vemos nos grandes campeonatos europeus - com exceção da Bundes Liga - não está polarizado. Uma diferença de dez pontos separa a líder Juventus, da sétima colocada Roma. Ainda, nesse bolo tem a equipe da Inter em ascensão, o Napoli, a Udinese, a Lazio e o Milan. A briga será muito boa, contrapondo o campeonato espanhol que ficará mais uma vez com o Barcelona ou o Real, e o inglês, que ficará em Manchester, ou com o United ou com o City.

 A parte de baixo da tabela também não decepciona, assim como no topo, nada está definido. Do 13º Parma ao laterna Lecce, a diferença também é de 10 pontos, outras disputas que não faltarão emoções. Contudo, não é só de emoção que o Calcio está se reerguendo, os times estão mostrando um futebol melhor, fazendo com que aqueles que passam os finais de semana assistindo os grandes campeonatos, prefiram um jogo da Juventus ao do Chelsea, por exemplo. A vibração do tridente napolitano formado pro Cavani, Lavezzi e Hamšík, hoje é mais atrativa que o futebol do Liverpool, que por cinco vezes já foi o maior da Europa. 

 Por falar em Europa, na Champions, mesmo a Itália tendo perdido um representante para Alemanha, foi o país que mais classificou times para a fase de oitavas-de-final. Por sinal, os três clubes italianos (Milan, Internazionale, Napoli) que disputaram a fase de grupos classificaram. Pode parecer normal, entretanto, o Napoli desbancou os petrodólares dos azuis de Manchester no grupo A, o grupo da morte. E apesar de jogarem em grupos fáceis Milan e Inter também garantiram suas vagas, algo que o finalista da última edição da Champions não conseguiu, num grupo que tinha Benfica, Basel e Otelul.

 Agora é esperar pra ver se em 2012, Ibrahimović, Forlán, Hernanes, Marchisio, Di Natale,Totti, Pato, Pirlo, Del Piero, entre tantos outros craques, confirmarão esse levante. Os fãs de futebol poderão ter, novamente, o prazer de ver o futebol da terra da bota, comendo uma boa macarronada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário